BREVE HISTÓRICO DA IGREJA BATISTA EM JARDIM DAS FLORES - OSASCO - SP

No dia 08/09/1970, em um culto de ações de graças pelas bodas de ouro do casal José Francisco de Souza e Tereza Correa de Souza, realizado pela Igreja Batista em São Cruz do Rio Pardo, ministrado pelo Pastor Steve Harold Montgomery, a filha do casal que comemorava suas bodas, Alice de Souza Verissimo, aceitou Jesus Cristo como Salvador e Senhor de sua vida.

Aproximadamente um ano mais tarde, por contato telefônico, o irmão Waldemar Correa de Souza, membro da Igreja Batista em Santa Cruz do Rio Pardo, encaminhou à casa da recém-convertida irmã Alice, na cidade de Osasco-SP, o irmão João Vieira para um primeiro contanto, visando realizar cultos em sua casa aos sábados, como um ponto de pregação, sob a responsabilidade de alguma igreja batista em São Paulo.

E assim se sucedeu a história, a irmã Alice abriu as portas da sua casa para a realização dos cultos, sua casa se tornou um ponto de pregação da Palavra de Deus, sob a responsabilidade da Igreja Batista em Vila São Pedro-SP, naquela época, pastoreada pelo Missionário Pastor Jerry Donald Ross.

Algum tempo depois a Igreja Batista em Vila São Pedro, por questões geográficas, transferiu a responsabilidade desse trabalho para a Primeira Igreja Batista em Vila Espanhola, na cidade de São Paulo, sob a liderança do Pastor Helmut Risso.

Os cultos na casa da irmã Alice foram realizados por um período de três anos; e logo, os primeiros frutos começaram a surgir, sua filha Nilvia e seu irmão Samuel também se converteram. O irmão Francisco Pires da Silva, morando na cidade de Osasco, igualmente abriu as portas da sua casa para realização de alguns cultos. Alguns irmãos da Primeira Igreja Batista em Vila Espanhola começaram a cooperar com o trabalho e se agregaram aquele grupo.

Como era desejo dos irmãos que frequentavam esse trabalho, de logo ter uma igreja funcionando na cidade de Osasco e com sede própria, o irmão Samuel se pôs a procurar e encontrou um terreno na própria cidade no bairro Jardim das Flores. Com a colaboração do irmão Waldemar da Igreja em Santa Cruz do Rio Pardo, conseguiram obter os recursos para pagar a entrada do terreno, cujas parcelas inicialmente foram pagas pela Igreja Batista em Vila São Pedro e posteriormente pela Igreja Batista em Vila Espanhola.

Finalmente em 08 de abril de 1977, a Igreja Batista em Vila Espanhola, organizou aquela congregação em igreja batista independente, que leva o nome de Primeira Igreja Batista em Jardim das Flores, na cidade de Osasco - SP. A época da sua organização a igreja contava com aproximadamente 20 membros, alguns firmes até o dia de hoje. Na mesma época o irmão Carmo Rosa assumiu o pastorado da igreja recém- organizada.

Passado algum tempo, o pastor Carmo Rosa voltou para a Igreja Batista em Vila Espanhola, ficando a Igreja Batista em Jardim das Flores sem pastor. Nessa época a igreja elegeu o irmão Moacyr Menha Junior, vindo com sua esposa da Igreja Batista em Vila Espanhola, como dirigente da igreja.

Como a igreja tinha o desejo de ter um pastor e nenhum irmão da própria igreja se sentia chamado para esse ministério, a igreja passou a orar, pedindo a Deus um pastor que fosse fiel as Escrituras.

Passando alguns anos, Deus atendeu a oração da igreja, nos fazendo chegar ao irmão Eduardo Alves Cadete, membro da Igreja Batista Missionária em Jabaquara, o qual se sentia chamado por Deus ao ministério pastoral.

Depois de aproximadamente dois anos, a igreja conhecendo bem irmão Eduardo Alves Cadete e sua família, atestando que ele era um homem fiel as Escrituras, que preenchia os requisitos bíblicos necessários que tal cargo exige, conforme a bíblia, a igreja o chamou para o ministério pastoral.

Em 1º de Agosto de 1987, o irmão Eduardo Alves Cadete foi consagrado ao pastorado da Primeira Igreja Batista em Jardim das Flores, sendo até o dia de hoje pastor da igreja com as bênçãos e as misericórdias de Deus a cada dia.

Com as bênçãos de Deus o trabalho cresceu e prosperou, a igreja viu então, a necessidade de ter um diácono. No dia 12 de Abril de 2003, depois de a igreja, atestar biblicamente, as qualidades necessárias, o irmão Ivo Manoel das Chagas Filho, foi consagrado ao diaconato. Com o passar o tempo e o crescimento da igreja, da mesma forma, em 14 de Abril de 2007, o irmão Valdir Rastelli Firmino foi consagrado ao diaconato.

Em Abril de 2012 a Igreja Batista em Jardim das Flores completou 35 anos, desde sua organização, tendo hoje em torno de 100 membros e um templo com capacidade para 250 pessoas.

Em 20 de fevereiro de 2016 tivemos a alegria de organizarmos a Igreja Batista em Casa Verde, São Paulo. Na ocasião o irmão Fábio Luiz Moreira ficou como dirigente da igreja com o apoio do irmão Moacyr Menha.

Com a ajuda de Deus a igreja proclama o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, batiza os salvos, ensina a Palavra, preserva a verdade bíblica.

"Até aqui nos ajudou o Senhor" - I Samuel 7:12